Hoje uma das celebrações mais importantes da cultura soteropolitana e baiana, a Lavagem do Bonfim, que acontece na quinta-feira que antecede o segundo domingo após o Dia de Reis, no mês de janeiro, amanheceu diferente.
Por conta da pandemia, a programação não incluirá o cortejo à Colina Sagrada nem a lavagem das escadarias da igreja, medidas visando a proteção dos fiéis. “Quem tem fé fica em casa” é a recomendação este ano.
Salvador chegou ontem a 72% dos seus leitos de UTI ocupados. “Temos que respeitar as medidas sanitárias para que a gente não precise ter que tomar atitudes mais drásticas, como outras cidades estão fazendo”, destacou o prefeito Bruno Reis.
A manifestação sempre contou com milhares de pessoas, relembra dona Rosália, de 73 anos, e que participa da Lavagem desde os 15: “É uma coisa muito linda, milhares de pessoas unidas para amar e agradecer. Símbolo do sincretismo religioso do nosso estado. Hoje irei acompanhar pela internet, como milhares de outras pessoas também, mas nossas almas estarão presente lá. Com fé, em 2021, estaremos juntos novamente!”
Uma missa foi realizada às 7:20h e uma outra será realizada às 18 horas e será transmitida on-line, através do YouTube (https://youtu.be/U4x0RPwiA50).
A imagem do Senhor do Bonfim está passando nas ruas em carro aberto e irá até a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Logo em seguida, fará o caminho da tradicional lavagem, até a Basílica do Senhor do Bonfim.
Adicionar comentário