Após atos de vandalismo que danificaram totens em homenagem ao Senhor do Bonfim instalados no roteiro sagrado “Caminho da Fé”, na Cidade Baixa, em Salvador, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) anunciou o envio de equipe técnica para analisar os danos, nesta quarta-feira (13).
“Assim que a FGM tomou conhecimento do ocorrido, a equipe da Diretoria de Patrimônio e Humanidades deslocou-se imediatamente para o local, tomando as providências cabíveis: registrou a ocorrência na polícia e realizou uma vistoria no local onde foram identificadas câmeras de segurança na Avenida Dendezeiros, a fim de que a autoria do ato criminoso seja identificada, bem como o levantamento de dados para elaboração do plano de recuperação das obras”, informou o órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
As obras danificadas compõem um projeto artístico instalado em 28 totens e coordenado por Juarez Paraíso, sendo 14 em homenagem à Santa Dulce dos Pobres e a outra metade confeccionada com a participação de outros 14 artistas, em tributo ao Nosso Senhor do Bonfim. Todos compostos por desenhos gravados em chapa inox.
“Não obstante a importância do projeto, principalmente pelo significado dos homenageados, não existe nenhuma proteção policial para a Obra de Arte Pública. Independente das obras de minha autoria , foram vandalizadas obras de Juraci Dorea, Murilo, Márcia Magno, J. Cunha, Chico Mazzoni, Washington.Falcao Edsoleda Santos, Paulo Rufino, Bel Borba, Fernando Freitas Pinto, Ray Viana, Guache Marques, Leonel Mattos e Sonia Rangel”, denunciou Paraíso, após a ação dos vândalos.
FONTE : Bahia notícias
Adicionar comentário