A goma de mascar com tadalafila chamada Metbala, proibida recentemente pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), foi lançada em março deste ano pelo influenciador digital Jon Vlogs, que soma mais de 10 milhões de seguidores nas redes sociais.
A decisão da Anvisa foi publicada no Diário Oficial da União na última quarta-feira (14) e determina a suspensão da fabricação, venda, divulgação e uso do produto. O motivo é que a empresa responsável, FB Manipulação Ltda., localizada em Mogi Guaçu (SP), não possui autorização para produzir medicamentos.
A Anvisa reforçou que a medida também vale para qualquer pessoa física ou empresa, inclusive veículos de mídia, que estejam comercializando ou promovendo a goma.
Na época da divulgação, Jon Vlogs afirmou que o produto era legalizado e voltado para tratar disfunção erétil. No entanto, a Anvisa alertou: “O uso de medicamentos deve ser feito com prescrição e acompanhamento médico. A automedicação coloca sua vida em risco. Esses produtos não são inofensivos.”
O vídeo de lançamento da “balinha” ganhou repercussão nas redes sociais. Nele, Jon aparece em uma festa cercado por mulheres desacordadas e sugere que a goma resolveria “problemas íntimos”. O conteúdo chegou a receber 46 mil curtidas antes de ser retirado do ar.
Em entrevistas, Jon revelou que já teve dependência da substância em 2019 e que pensou na ideia da goma ao notar que muitos jovens usavam o remédio, mas tinham vergonha de carregar o comprimido. “Criei um gummy com tadalafila, vem em uma cápsula. O jovem tá tomando tadala pra não passar vergonha. Mesmo que não precise, ele usa pra chegar com confiança. A ideia era disfarçar, tipo: ‘Ah, tô comendo uma balinha’.”