Notícias

Presidente do Iphan afirma que não havia alerta emergencial sobre risco na Igreja de São Francisco

Foto: Reprodução

O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, afirmou que não havia indicação de risco iminente no teto da Igreja de São Francisco de Assis, no Pelourinho, antes do desabamento ocorrido na última quarta-feira (5). O colapso deixou uma pessoa morta e seis feridas.

Segundo Grass, a igreja passou por reformas recentes, mas nenhuma delas apontou comprometimento estrutural. Ele também revelou que, na segunda-feira (3), foi protocolada uma notificação sobre problemas no templo, sem indicação de urgência. “O documento identificava um problema no teto, mas seguiu o fluxo administrativo padrão. Não houve alerta emergencial que demandasse ação imediata”, explicou. Uma vistoria estava programada para esta quinta-feira (6), mas o acidente aconteceu antes.

O presidente do Iphan destacou que a Bahia possui diversas obras emergenciais em andamento, mas esse não era o caso da Igreja de São Francisco. “Seguimos o fluxo normal, com projeto contratado e recursos empenhados. Infelizmente, tivemos essa tragédia lamentável”, concluiu.