A Meta, empresa responsável pelas plataformas Facebook, Instagram e WhatsApp, esclareceu que a suspensão do serviço de checagem de fatos foi limitada aos Estados Unidos. A resposta foi dada após a Advocacia-Geral da União (AGU) solicitar explicações na segunda-feira (13) sobre os possíveis impactos da decisão no Brasil.
Em sua declaração, a Meta afirmou: “Neste momento, essa mudança será aplicada apenas nos Estados Unidos. Planejamos criar, testar e melhorar as Notas da Comunidade nos EUA antes de qualquer expansão para outros países”. A empresa destacou a intenção de, no futuro, ampliar essa mudança para outras nações.
Desde 2016, a Meta oferece um serviço de checagem de fatos no Facebook e no Instagram, que envolvia jornalistas e especialistas em mais de 115 países para verificar a veracidade de informações circulando nas plataformas e fornecer contexto adicional aos usuários. Com o fim da checagem de fatos, a empresa agora implementa a política de “Notas da Comunidade”, permitindo que apenas usuários previamente registrados contestem as informações compartilhadas nas redes sociais.
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