Cerca de 60 bombeiros militares atuaram durante a madrugada desta quinta-feira (28) nas buscas por um jovem de 18 anos, que ficou soterrado após um deslizamento de terra na comunidade de Saramandaia, no bairro de Pernambués, em Salvador. A operação de resgate continua pela manhã.
O Corpo de Bombeiros informou, em nota, que a operação é desafiadora devido à instabilidade da área e ao solo encharcado, agravados pelas fortes chuvas. A remoção da lama está sendo feita de forma manual.
Na primeira ocorrência, o jovem Gerson Alexandrino Santos Júnior, de 23 anos, foi encontrado morto. Ele estava deitado em sua cama quando a casa desabou. Gerson deixou dois filhos. Entre as quatro vítimas soterradas, três foram resgatadas com vida, mas com ferimentos. O jovem de 18 anos, identificado como Paulo, continua desaparecido nos escombros.
As vítimas resgatadas foram:
- Diane Andrade, 32 anos, cabeleireira;
- Marcelo Heitor Andrade Mesquita, 6 anos, filho de Diane;
- Adriano, 30 anos, morador da casa vizinha, que saía para trabalhar quando ocorreu o deslizamento.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) montou uma base em uma residência próxima para realizar a avaliação e estabilização das vítimas antes de encaminhá-las aos hospitais.
A criança de 6 anos foi a primeira a ser retirada dos escombros. Ela foi encontrada inconsciente, com hemorragia e fratura na pelve. Após ser intubada, foi levada de helicóptero para o Hospital do Subúrbio.
Diane, a mãe da criança, foi resgatada em seguida, consciente, e encaminhada para o Hospital Geral do Estado (HGE). Adriano, que foi soterrado enquanto voltava para casa para pegar o guarda-chuva, também foi resgatado consciente por volta das 16h. De acordo com vizinhos, sua esposa e filhos não estavam em casa no momento do acidente.
As equipes de resgate seguem os trabalhos para localizar Paulo, mas até o início da manhã de quinta-feira, ele não havia sido encontrado. Segundo os bombeiros, ele não respondeu aos chamados durante a operação de resgate.
Adicionar comentário