Mundo Notícias

Rússia usa míssil criado para guerra nuclear em ataque à Ucrânia, diz Kiev

Foto: Divulgação/ governo russo
Ação inédita na história envolve míssil intercontinental carregado com armamento convencional, marcando uma escalada dramática.

A Rússia realizou, pela primeira vez, o disparo de um míssil balístico intercontinental (ICBM) projetado para uso em guerra nuclear contra a Ucrânia. Segundo a Força Aérea de Kiev, o míssil, carregado com seis ogivas convencionais, atingiu a cidade de Dnipro na madrugada desta quinta-feira (21). A informação foi confirmada por analistas consultados pela Folha de S. Paulo por meio de imagens georreferenciadas de redes sociais.

Apesar disso, a rede americana ABC informou que autoridades ocidentais ainda têm dúvidas sobre o modelo do míssil utilizado, embora os vídeos indiquem características consistentes com a chegada de ogivas múltiplas típicas dos ICBMs.

Se confirmada, a ação, que incluiu outros mísseis, representa uma escalada simbólica e perigosa na guerra. O episódio ocorre após os Estados Unidos autorizarem, no último fim de semana, o uso de mísseis de longo alcance por Kiev contra alvos em território russo.

Na terça-feira (19), a Ucrânia realizou seu primeiro ataque com esses mísseis, atingindo um arsenal russo a 150 km da fronteira. Em resposta, o presidente russo, Vladimir Putin, endureceu sua doutrina de uso de armas nucleares, prevendo retaliações mesmo em ataques convencionais e classificando países que apoiem tais ações como alvos legítimos.