Notícias politica

Ministro da Educação prevê lançamento do Pé-de-meia universitário para 2025

Foto: José Cruz/Agência Brasil
A declaração foi dada em entrevista ao jornal O Globo e repercutida pelo InfoMoney.

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que pretende lançar, no próximo ano, o programa “Pé-de-meia universitário”, voltado para apoiar financeiramente estudantes de baixa renda que cursam o ensino superior. A declaração foi dada em entrevista ao jornal O Globo e repercutida pelo InfoMoney. Santana afirmou que o programa será inspirado em uma iniciativa similar voltada ao Ensino Médio e que pretende levar a proposta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O objetivo, segundo o ministro, é identificar os obstáculos enfrentados pelos estudantes de baixa renda e garantir que eles possam concluir seus cursos universitários, muitos dos quais desistem por falta de condições básicas, como moradia. Ele também falou sobre a necessidade de aprimorar o ProUni, defendendo uma política mais unitária e eficiente para esse programa de bolsas.

Quanto à proposta de restringir o uso de celulares nas escolas, que tem o apoio do presidente Lula, Camilo Santana se mostrou favorável ao uso dos aparelhos, desde que voltados para fins pedagógicos, reconhecendo o potencial dos celulares como ferramentas educacionais.