A insatisfação com o ex-presidente Jair Bolsonaro tem ganhado força entre membros do Partido Liberal (PL), principalmente após a decisão de vetar alianças com partidos de esquerda. A medida, segundo a coluna de Bela Megale no jornal O Globo, resultou na perda de apoio de siglas como PDT e PSB, gerando pressão sobre o presidente do partido, Valdemar Costa Neto, para rever essa postura.
O maior obstáculo para reverter a decisão é a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) que impede Bolsonaro e Valdemar de manterem contato, dificultando a discussão sobre o tema.
No entanto, o impasse tem levado lideranças do PL a criticarem duramente Bolsonaro, acusando-o de não entender de política e de tomar decisões equivocadas que prejudicam o partido e seus candidatos.
Além da proibição de alianças, há receios de que membros do PSB e PDT passem a apoiar candidatos do PT em cidades estratégicas, abandonando o PL. Um exemplo recente ocorreu em Nova Iguaçu (RJ), onde o PL cancelou uma aliança com o PDT para agradar Bolsonaro, optando por apoiar o candidato do PT.