Brasil Notícias politica

Semana de baixa atividade no Congresso Nacional com parlamentares voltando às bases após a Páscoa

foto: Agência Brasil

A semana pós-Páscoa no Congresso Nacional será marcada por um período de baixa movimentação em Brasília. Isso se deve ao fato de que os parlamentares têm a intenção de retornar às suas bases eleitorais, em virtude da proximidade do encerramento da janela partidária. Este é o período no qual os legisladores podem realizar a troca de partido sem perder seus mandatos, entretanto, em 2024, essa prerrogativa se aplica exclusivamente aos vereadores, com prazo até esta sexta-feira (7).

Vale ressaltar que esse prazo é estabelecido em anos eleitorais, com início sete meses antes das eleições. É importante notar também que a janela partidária se aplica somente aos candidatos que assumiram mandatos em eleições proporcionais e que estejam no último ano de seus mandatos. Neste ano, como mencionado, a janela partidária afeta apenas os vereadores, porém, em 2026, a dinâmica mudará e contemplará exclusivamente os deputados federais e estaduais.

A título de exemplo, o deputado federal Elmar Nascimento (UB) está atualmente cumprindo uma série de agendas na Bahia. Recentemente, o parlamentar esteve em Mucuri, no sul do estado, onde visitou a fábrica da Suzano S.A, acompanhado por outros parlamentares baianos e membros do executivo de Mucuri e Nova Viçosa.