Notícias Saúde

Qualidade de vida

Na semana passada falamos aqui sobre a importância de adquirir hábitos saudáveis e de praticar atividade física. Ou seja, ter uma vida mais saudável e abandonar de vez o sedentarismo.
E é quando fazemos essas escolhas, quando resolvemos mudar nossos hábitos de vida, que percebemos a necessidade de combinar a qualidade de vida com a atividade física.
Apesar de muitos já terem o conhecimento sobre a importância de se manter uma rotina mais ativa, uma pesquisa feita pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) mostrou que, no Brasil, no ano de 2017, apenas 3 em cada 10 pessoas na fase adulta praticam alguma atividade com regularidade, sendo a falta de tempo o maior fator para esse baixo número.
Por isso, hoje veremos a importância da atividade física para a qualidade de vida.

Mas afinal, o que é qualidade de vida?

Ter qualidade de vida significa ter equilíbrio entre os diferentes fatores que compõem a vida de uma pessoa, sendo os principais: saúde física e mental e as relações sociais (família, amigos e trabalho).
Nesse sentido, pode-se afirmar que a qualidade de vida é a satisfação do indivíduo no que diz respeito a sua vida cotidiana.

Qualidade de vida e saúde física

Quando se alia exercícios físicos, juntamente com uma alimentação saudável, podemos não só prevenir doenças mas também trazer benefícios ligados ao bem-estar como melhorar a qualidade do sono, induzir a perda de peso, melhorar a autoestima, diminuir a ansiedade, entre outros.

O exercício físico é importante para melhorar a qualidade de vida

Os benefícios do exercício físico para a saúde são grandes e inúmeros como promover uma melhor postura corporal, combater o acúmulo de gordura e excesso de peso, reduzir a propensão às doenças cardíacas, melhorar o tônus muscular, reduzir o stresse e a indisposição , melhorar a flexibilidade do corpo, aumentar a autoestima e a expectativa de vida, fortalecer o sistema imunológico e até reduzir os índices de colesterol.
E se tudo isso não for suficiente para você, saiba que o exercício físico também trás benefícios à saúde mental.

Qualidade de vida e saúde mental

Isso mesmo. Melhoramos nosso condicionamento mental quando passamos a gastar mais energia com exercícios físicos e isso faz com que a nossa capacidade de concentração aumente, o que melhora nossos níveis de produtividade nos estudos e no trabalho.
E embora em alguns momentos, para o cuidados com a saúde mental se faz necessária a ajuda profissional de psicólogo e/ou psiquiatra, em muitos casos, mudanças simples nos hábitos cotidianos podem ajudar bastante.
Movimente-se. Exercícios físicos te deixarão com maior disposição para encarar as atividades do cotidiano, vão melhorar o seu humor e ainda te deixarão com aquela sensação gostosa de bem-estar causada pela liberação de endorfina no seu corpo.

Qualidade de vida é fundamental

Entendeu agora a importância da qualidade de vida em todos os aspectos da sua vida? Nos sentirmos bem é parte fundamental da saúde e bem-estar.
Reserve um tempo para você mesmo e para os que ama, combata o estresse, pratique esportes, se alimente bem. Adote um estilo de vida mais saudável e perceba os resultados na sua qualidade de vida, hoje e no futuro.

Lis Almeida

Formada em educação física, bacharelado
Chef 4409-G/SE
Personal Trainer
Pós-graduada em Cross Training e Treinamento Funcional

Redação Boletim Bahia

8 comentários

Comentar

  • Realizar uma atividade física é muito importante para melhorar a vida como um todo. E não importa a idade ou o tempo que tenhamos para realizar, o ideal é se movimentar!

  • Muito bom o artigo, simples e de bom intendimento. Informações muito úteis. Parabéns vou aguardar o próximo.

  • Ter qualidade de vida envolve todos os âmbitos de nossa vida, parabéns Lis explanou bem o assunto de forma simples e de ótimo entendimento, arrasou👏🏼👏🏼👏🏼

  • Muito boa essas informações pra nos manter sempre motivados a nos exercitar, e se tivermos uma profissional de qualidade como Lis Almeida pra nos orientar, como fazer os exercícios certo da melhor forma melhor ainda, com essa determinação, dedicação, alegria, companheirismo, a atividade física se torna bem melhor, gratidão em ter vc como nossa orientadora.

  • Incrível como a atividade física, apesar de não ter regularidade ainda, já está ajudando na qualidade de vida. Agora é manter o ritmo e agregar a alimentação tb