O Brasil planeja importar até 30 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia da Argentina até 2030, conforme o novo acordo firmado nesta segunda-feira (18), informou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ao portal InfoMoney.
Inicialmente, o potencial de importação é de 3 milhões de metros cúbicos por dia, com previsão de aumento para 10 milhões de metros cúbicos/dia nos próximos três anos.
O memorando assinado entre os países estabelece a ampliação da infraestrutura e a interconexão necessária para viabilizar as exportações de gás argentino, com destaque para a produção da região de Vaca Muerta, uma das maiores reservas de gás de xisto do mundo.
Segundo o Ministério de Minas e Energia do Brasil, o acordo prioriza o uso da infraestrutura existente nos dois países para agilizar o processo e reduzir custos, promovendo a exportação do gás argentino no menor tempo possível.
Essa cooperação é considerada estratégica para diversificar a matriz energética brasileira e fortalecer a integração regional no setor de energia.
Adicionar comentário