Embora a Bahia não esteja diretamente sob os efeitos da quarta onda de calor prevista para maio no país, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para um possível aumento nas temperaturas, especialmente no oeste do estado, onde os termômetros podem subir até 5ºC acima da média.
No último sábado (27), o município de Barra registrou a maior temperatura do estado, atingindo 34°C. Essa tendência de calor intenso deve persistir até o dia 2 de maio, com máximas previstas de 37ºC tanto em Barra quanto em Barreiras, também na mesma região.
A ocorrência de uma onda de calor é caracterizada pelo aumento significativo da temperatura, que ultrapassa 5ºC da média por pelo menos cinco dias consecutivos. Quando as temperaturas ficam de 3ºC a 5ºC acima da média, ainda se considera que estão acima do normal.
O meteorologista Glauco Freitas, do Inmet, explica que a onda de calor durante o outono é resultado de uma massa anticiclônica que persiste por vários dias, causando o aquecimento e a perda de umidade na atmosfera. Esse fenômeno é potencializado pela presença de um bloqueio atmosférico no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, impedindo a chegada de sistemas frontais que trazem chuva e temperaturas mais baixas em direção ao centro do país.
Adicionar comentário